quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Tédio????

Tem me causado espanto,o número de vezes que escuto a palavra "tédio' ultimamente.Por todos os cantos,no trabalho,na rua,faculdade,pessoas citam em tom de reclamação que em determinado momento,elas nada tem a fazer.
Tenho percebido que é algo muito comum entre adolescentes e jovens,reclamar do tal "tédio".Talvez isso sempre tenha sido assim e os psicólogos tenham uma explicação lógica para isso,dizendo que o adolescente passar por uma fase de transformações,e todo aquele blablablá que já conhecemos.
É,pode ser! Concordaria e aceitaria que é apenas isso,se tivéssemos um sistema de educação eficiente,em que esses adolescentes fossem bem formados,cultos e politizados.Aí eu poderia dizer "- Ha eles estão entediados porque estudaram o suficiente,têm uma boa formação e daqui a pouco estarão bem colocados no mercado de trabalho".Mas não é o que acontece.Não temos adolescentes sequer bem alfabetizados,pois grande parte deles lê mal,quem dirá com uma boa formação.
Concordaria e aceitaria que é normal tanto "tédio",se notícias de violência,tiros e morte , fosse algo inusitado em nossos jornais,trazendo uma sensação de calmaria total.Eu diria "-Ha eles estão entendiados porque vivem em calmaria total.Nada acontece por aqui,de tão pacato a vida nas cidades se torna monótona".Mas não é o que acontece.Os índices de violência são altíssimos.Todos podem estar na mira a qualquer momento.
Concordaria e aceitaria que é apenas isso,se vivêssemos uma igualdade social,com distribuição de renda.Eu diria "-Ha,eles estão entendiados porque não veem a pobreza.Todos têm o mesmo,então fica todo mundo igual,realmente é entendiante".Mas não é o que acontece.Ao sairmos de casa,vemos a pobreza de frente,batendo na nossa cara,favelas e mendigos expressando o sentimento do País pela gente.
Por falar nisso,eu concordaria e aceitaria tanto "tédio",se não tivéssemos escândalos imorais na política.Eu diria "Ha sim..temos políticos de bem,que lutam pelos nossos direitos.Eles é quem devem nos representar.Nós não precisamos nos preocupar..não temos com o que nos preocupar,por isso ficamos entendiados".Mas não é o que acontece.A Política deste País é imoral e criminosa.
Concordaria e aceitaria bem,o "tédio" caso os tratados já tivessem sido assinados e nosso Planeta estivesse resguardado em relação ao Aquecimento Global. Diria "- Teremos essa natureza equilibrada e exuberante para sempre....que tédio".Mas não é o que acontece.O Planeta está morrendo aos poucos.
Diante disso,tenho imensa curiosidade em saber de onde é tirado tanto "Tédio".Não pode ser do mesmo Mundo em que eu vivo.Pois no Mundo que eu vivo há tantas necessidades,que não há espaço para "tédio".Eles devem viver em qual Mundo?No Mundo da "Malhação"?Das novelas?Das torcidas organizadas de futebol? Já sei! No mundo dos Bailes funks? humm no Mundo do "só quero saber de cultura inútil"? No mundo da futilidade,talvez?No Mundo da falta de cultura?Ou no Mundo que guarda a cultura para sí,com medo de perder o poder sobre ela?No Mundo da omissão?Ou no Mundo dos esforçados inocentes "O que eu posso fazer?Só eu ..tão sozinho..num faço nada"..
Acho que o Mundo que vivem é o da falta de sentido.Quem está dando sentido à vida dessas pessoas?Será a educação tão adestrada a ponto de faze-los pensar que não podem iniciar nada de diferente?Apenas esperar que algo os teleguie e caso não aconteça,fiquem entediados??
Cadê alguém que faz algo diferente?Cadê as idéias em prática??
Jamais desprezarei mobilizações políticas,protestos ou coisas do tipo.Sou totalmente a favor,mas tenho convicção de que algo só mudará de fato,quando todos tiverem a consciência que cada um deve lutar por uma causa.Não há como imaginar um Mundo desequilibrado,caso cada um se mobilizasse por algo.Teríamos "tédio"?
Curioso o Senador da república Pedro Simon,convocar os jovens às ruas,pois segundo ele é a única forma de moralizar o Brasil,e 5 minutos depois vejo adolescentes e jovens entediados.Há algo errado.Será que há um vácuo imenso entre os dois lados e só eu estou no meio??
Temo pelo futuro.Se os jovens são o futuro deste País,lamento pelo Brasil.Seremos no futuro ainda mais omissos,ainda mais fúteis,ainda mais medrosos,ainda mais adestrados,ainda mais coitados e ainda mais manipuláveis.A inteligência e atitude está em extinção.Viva o tédio dos Culpados inocentes.Admiro quem pede por mais tempo,desprezo quem reclama de ter muito tempo.

Nenhum comentário: